A Prefeitura de Matutina, no Alto Paranaíba, começou a receber de cidade vizinhas telhas e outros materiais de construção para reparos de imóveis. O município declarou estado de calamidade pública após ter cerca de 70% das residências danificadas por uma forte chuva de granizo no fim de semana. Os danos foram contabilizados pela Prefeitura nesta terça-feira (20) e 400 imóveis tiveram algum tipo de estrago, a maioria no telhado.
Segundo o secretário municipal de Obras, Sebastião Lourenço, esta é a primeira vez que o município registra estragos dessa magnitude e os próprios moradores se uniram para realizar o trabalho. "Nosso maior desafio é mão de obra para fazer os reparos, vamos precisar de ajuda para reconstruir a cidade e contar com a colaboração de todos", afirmou.
A moradora Josiane Flávio de Borba gravou um vídeo na tarde de sábado (17) mostrando estragos de uma chuva de granizo que caiu naquele dia. De acordo com ela, as pedras de granizo eram do tamanho de bolas de golfe e telhados ficaram destruídos, postes de energia pegaram fogo e carros amassados.
Climatologista explica
De acordo com o professor Luiz Antônio de Oliveira, do laboratório de climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a chuva de granizo é formada principalmente por causa do calor.
“No calor tem a massa de ar úmida que eleva em altitude em que as temperaturas estão abaixo de zero. Nisso forma um turbilhão de movimentos circulatórios, que quando forma as gotas de água elas ficam em forma de granizo. Aí fica circulando e forma uma pedrinha pequena, que quando é elevada, acaba ganhando outra camada de gelo”, explicou.
O professor também explicou que chega um ponto em que o granizo formado se torna tão grande e pesado que o turbilhão não consegue segurá-lo, e ele cai. No caso da chuva de sábado, ele disse que o turbilhão estava intenso e conseguiu formar uma pedra de granizo grande.
Fonte: G1
No decorrer da ação, um suspeito foi preso pelos crimes de receptação e posse ilegal de arma de fogo.
Paciente foi reanimado com uso de desfibrilador e levado com vida para a UPA da cidade.
Durante a abordagem, um dos homens tentou se desfazer da droga, disse a polícia.